começa o ciclo EDUCAÇÃO e CINEMA – Conhecendo a América Latina!

Na próxima quarta-feira, dia 7 de maio, começa o primeiro mês do ciclo EDUCAÇÃO e CINEMA – Conhecendo a América Latina, organizado pelo Grupo de Estudos de Cinema Latino-americano e Vanguardas Artísticas, realizado no cineclube latino-americano, localizado no Memorial da América Latina. Este mês de MAIO será dedicado ao tema O REALISMO MÁGICO NO CINEMA LATINO-AMERICANO.

A ideia de América Latina foi inventada e segue sendo continuamente reinventada por várias frentes de agentes institucionais, comunitários e individuais, as indústrias culturais e as academias nacionais e estrangeiras, estratégias sócio-políticas internas e externas, pelas produções culturais locais e por cada latino-americano. Uma das vias de recriação do imaginário do continente surge desde as Crônicas da Índia, de Bartolomé de las Casas à Pero Vaz de Caminha, até aos dias de hoje, passando pelo Realismo Mágico literário de Alejo Carpentier, Miguel Angel Astúrias e Gabriel Garcia Marquez, entre outros. O real maravilhoso caracteriza-se, seja na literatura, como no cinema, por algumas particularidades estéticas: o envolvimento de um elemento estranho à uma realidade comum e sua progressiva normalização, ausência de identificação cronológica e espacial, preponderância do tempo circular, construção simbólica dos espaços como indicadores da curva dramática, temática geral predominantemente relacionada com a mestiçagem, o sincretismo e o isolamento. Alguns títulos do cinema latino-americano produzido nas últimas décadas trazem alguns dispositivos estéticos do real maravilhoso na sua concepção cinematográfica, reinventando o ideário e imaginário sobre a América Latina como espaço geográfico-cultural aonde a metamorfose do mágico com a normalidade se torna realidade, aonde tudo se mistura e se resignifica.

Cada sessão será seguida de debate sobre o filme visualizado e algumas delas serão acompanhadas pela leitura de textos previamente distribuídos. A entrada custa R$ 5,00, valor relativo à taxa de manutenção do cineclube latino-americano.

Anotem a programação, sejam bem-vindos!

7 de maio – 19H – cineclube latino-americano
ERÊNDIRA (Ruy Guerra, México/Portugal/Alemanha, 1983)
Baseado na obra A incrível e triste história da cândida Erêndira e sua avó desalmada, de Gabriel García Marquez, este filme acompanha a vida da jovem Erêndira. A casa de sua avó é destruída por um incêndio. Envolta nas suas visões, Erêndira é obrigada pela avó a prostituir-se para restituir-lhe todos os seus bens. A moça segue a determinação da avó, apercebendo-se do seu enriquecimento desmedido e da exploração que sofre.

14 de maio – 19H – cineclube latino-americano
LA TETA ASUSTADA (Claudia Llosa, Peru, 2008)
A morte da mãe de Fausta leva-a a trabalhar numa casa rica para pagar o transporte do caixão até ao pueblo aonde a mãe nascera. Esta saída de casa e da envolvência familiar mediadas pelo labirinto periférico de Lima, Fausta vê-se obrigada a superar traumas maternos e seus próprios.

21 de maio – 19H – cineclube latino-americano
LOS VIAJES DEL VIENTO (Ciro Guerra, Colombia, 2009)
Ignácio Carrillo leva consigo uma sanfona amaldiçoada que o domina e o leva a viajar toda a vida tocando-a em pequenos povoados. Após a morte de sua esposo, Ignácio volta a pegar a sua mula para devolver a sanfona ao seu dono. No início do caminho, o jovem Fermín junta-se a ele transformando a normalidade da sua viagem e da sua vida.

28 de maio – 19H – cineclube latino-americano
LOS CUBANOS, BRETÓN ÉS UN BEBÉ (Arturo Soto, Cuba/Brasil, 2008)
Um grupo de diretores del ICAIC viaja por Cuba, tentando descobrir o a vivência quotidiana do que chamam de real maravilhoso.

Para mais informações, acedam ao evento do Grupo no facebook: https://www.facebook.com/events/1502556036632732/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s