“Estado de sítio”, de Costa-Gavras, no Cineclube Latino-Americano de 31/08

Encerrando o ciclo sobre os anos de chumbo na América Latina, o Cineclube Latino-Americano apresenta neste sábado, 31 de agosto, às 17h, o filme Estado de sítio (État de siège, 1972), uma co-produção Alemanha – França – Itália do cineasta grego-francês Costa-Gavras.

Em Montevidéu, um funcionário da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development/USAID) – organismo utilizado como fachada para o treinamento de especialistas em combate à subversão política – e o cônsul brasileiro são raptados pelo grupo de guerrilha urbana Tupamaros. Durante o interrogatório, o agente Philip Santore se diz um simples técnico, mas é confrontado com evidências de que sua missão real é instruir policiais sul-americanos em métodos de tortura, intimidação e assassinato. Baseado em fatos reais, inspirados no incidente com Dan Mitrione (que atuou, inclusive, no Brasil) e o cônsul Aloísio Mares Dias Gomides.

estado0

Neste link, Costa-Gavras fala da inspiração para Estado de sítio durante uma coletiva de imprensa no Cine PE – Festival do Audiovisual do Recife de 2009. E, aqui, uma entrevista com o diretor realizada este ano, na qual ele fala de seu filme O capital (2012), adaptado do romance Le capital, do francês Stéphane Osmont, e sobre cinema e política.

Cineclube Latino-Americano: Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, no Memorial da América Latina (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Metrô Barra Funda – São Paulo). Sessões seguidas de debate todos os sábados, às 17h. Taxa de manutenção: R$ 5. Mais informações: http://www.facebook.com/CineclubeLatinoAmericano.

Abaixo, um trecho do filme:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s