“La noche de los lápices” (Héctor Olivera, 1986, Argentina) no Cineclube Latino-Americano em 17/08

O Cineclube Latino-Americano convida o público para a exibição do filme argentino La noche de los lápices (Héctor Olivera, 1986) neste sábado, 17 de agosto, às 17h. O Cineclube Latino-Americano está no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, no Memorial da América Latina (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Metrô Barra Funda – São Paulo).

Haverá debate depois da sessão. A taxa de manutenção é de R$ 5,00. Para mais informações sobre o cineclube, acessem a fanpage no Facebook.

La noche de los lápices narra um fato acontecido em 1976, durante os primeiros meses do governo militar na Argentina, quando sete adolescentes da cidade de La Plata (60 km de Buenos Aires) foram sequestrados, torturados e seis deles assassinados por protestarem pelo transporte para estudantes. Os acontecimentos são narrados através da perspectiva do único sobrevivente.

LA NOCHE

O artigo de Sandra María Raggio “La noche de los lápices: del testimonio judicial al relato cinematográfico”, presente no livro El pasado que miramos. Memoria e imagen ante la historia reciente (Buenos Aires: Paidós, 2009), organizado por Claudia Feld e Jessica Stites-Mor, é um dos textos mais interessantes produzidos sobre o filme de Héctor Olivera. Raggio também escreve sobre o evento e o filme em outros textos, que podem ser acessados nos seguintes links:

“Narrar el terrorismo de Estado. De los hechos a la denuncia pública: el caso de la noche de los lápices”, no número 17-18 (2005) do Cuadernos de Investigación Sócio-Históricas (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata).

“La noche de los lápices: los tiempos de la memoria”, para Memoria Abierta.

Há ainda o artigo de Myriam Jimeno para o número 05 (2007) de Antipoda. Revista de Antropología y Arqueología da Universidad de Los Andes: “Lenguaje, subjetividad y experiencias de la violencia”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s