Ensaios para o 8o FestLatino

Empenhado em expandir as discussões relacionadas ao cinema da América Latina, o grupo desenvolveu ensaios sobre filmes presentes na programação do 8o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que se realizou entre 11 e 18 de julho de 2013 na cidade de São Paulo. Consideramos nossa participação no 8o FestLatino essencial para estabelecer um intercâmbio de ideias, para além do âmbito acadêmico, sobre a relevante produção cinematográfica desta região. Por isso, convidamos o público a nos ajudar nessa tarefa de pensar criticamente os filmes exibidos no Festival e os textos que elaboramos.

Analisamos poucas obras, não porque as que ficaram de fora não merecessem ser contempladas, mas por falta absoluta de tempo e porque grande parte dos filmes é bastante difícil de ser encontrada (um sério descaso por parte das autoridades de cada país na divulgação da vasta cinematografia deste lado do continente). Esta carência enfatiza a importância do Festival.

Embora os filmes da Retrospectiva possam ser mais conhecidos, nos debruçamos sobre eles porque se trata de uma seleção de dois grandes críticos que, incansavelmente, dedicaram-se a conhecer e divulgar esta produção, ainda tão pouco estudada. A contribuição crítica de José Carlos Avellar e Manuel Martínez Carril sobre o cinema da América Latina é inestimável e fundamental para pensar esse aspecto de nossa cultura. Assim, a seleção dessa mostra retrospectiva merece toda nossa atenção.

Quatro dos textos foram feitos coletivamente. Os outros tiveram um pesquisador responsável, dialogando com os outros membros do grupo, que colaboraram com alguns comentários críticos. O formato pequeno não permitiu uma abordagem mais aprofundada dos filmes, deixando de fora várias questões relevantes para o estudo das obras. Esforçamo-nos em construir uma visão que destaca o diálogo dos filmes com a própria história e cultura da América Latina. O nosso objetivo é incentivar todos os aficionados do cinema da América Latina, não apenas a ver, mas a divulgar, por meio de uma reflexão crítica, este cinema que é nosso.

Os textos estão reproduzidos aqui no blog e, no final de cada um deles, haverá um link para a publicação original, no site do festival.

7 Caixas Paraguayas (Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori, Paraguai, 2012), por Amanda Arantes e Ormuzd Alves

A História Quase Verdadeira de Pepita, a Pistoleira (Beatriz Flores Silva, Uruguai, 1993), por Dirceu Antônio Scali Júnior

A Raiva (Albertina Carri, Argentina, 2008), por Grupo de Estudos Cinema Latino-Americano e Vanguardas Artísticas

Até O Sol Tem Manchas (Julio Hernández Cordón, Guatemala, 2012), por Janaína Andrade

A Vida é Assim (Arturo Ripstein, México, 2000), por Grupo de Estudos Cinema Latino-Americano e Vanguardas Artísticas

Caíto (Guillermo Pfening, Argentina, 2012), por Mona Perlingeiro

Cobrador (Paul Leduc, México, 2006), por Daniela Gillone

Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, Brasil, 1964), por Rodrigo Frare Baroni

Dias de Santiago (Josué Méndez, Peru, 2004), por Marina Machado Ferreira

Do Esquecimento à Falta de Lembrança (Juan Carlos Rulfo, México, 1999), por Grupo de Estudos Cinema Latino-Americano e Vanguardas Artísticas

Nostalgia da Luz (Patricio Guzmán, Chile, 2010), por Marie Goulart

Os Dias Com Ele (Maria Clara Escobar, Brasil, 2013), por Natalia Barrenha e Yanet Aguilera

Tangos, o Exílio de Gardel (Fernando Solanas, Argentina, 1985), por Lívia Fusco

Tanta Água (Ana Guevara e Leticia Jorge, Uruguai, 2013), por Gerson Oliveira

Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, Brasil, 1995), por Sérgio César Júnior

Um Tigre de Papel (Luis Ospina, Colômbia, 2007), por Grupo de Estudos Cinema Latino-Americano e Vanguardas Artísticas

Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, Brasil, 1963), por Thays Salva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s